terça-feira, 25 de agosto de 2009

Teorema de Tales e pitágoras

A utilização dos teoremas de Pitágoras e Tales no mundo contemporâneo é o principal motivo pelo qual estamos estudando-os.

Pitágoras foi o primeiro matemático puro, de sua vida não podemos afirmar nada com certeza, pois não deixou nenhum relato sobre sua vida ou até mesmo sobre suas obras. O teorema de Pitágoras é provavelmente o mais celebre dos teoremas da matemática, este teorema estabelece uma relação simples entre o comprimento dos lados de um triângulo retângulo. Se “c” designar o comprimento da hipotenusa e “a” e ”b” os comprimentos dos catetos o teorema afirma que:” O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos catetos ao quadrado, utilizando fórmula: a² = b² + c².

Muitas pessoas não enxergam nenhuma utilidade desse teorema no mundo contemporâneo, mas ele está presente até em uma simples construção de parede onde precisamos obter o ângulo de 90° entre uma parede e outra, além de serem utilizados na construção civil, muitos profissionais, como pedreiros, carpinteiros, serralheiros, utilizam este tipo de esquadro.
o Teorema de Tales foi proposto pelo folósofo grego Tales de Mileto onde afirma que: quando duas retas transversais cortam um feixe de retas paralelas, as medidas dos segmentos delimitados são proporcionais. Para entender melhor este teorema é preciso saber um pouco sobre razão e proporção. Para a resolução de um problema envolvendo o Teorema de Tales, utiliza-se a propriedade fundamental da proporção, multiplicando-se os meios pelos extremos, ou seja os ângulos das retas tem a razão oposto pelo vértice da reta que os corta.
Tales é uma figura imprecisa historicamente, pois não sobreviveu nenhuma de suas obras. O que sabemos sobre Tales é baseado em antigas referências gregas, e à história da matemática que atribuem a ele um bom número de descobertas matemáticas definidas.
Um dos exemplos de utilização desse teorema, e a de razão e proporção de objetos e outros utilitários do nosso dia-a-dia, como por exemplo, uma roupa de um mesmo modelo, pode ter vários tamanhos assim podem ser proporcionais entre si, ou não. Outro exemplo é miniaturas de carros, objetos, maquetes onde muitas vezes não são proporcionais, mas deveriam ser.Muitas pessoas não têm conhecimento desta proporcionalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário